MISSÃO

Assegurar, através da Escola Forte, um ensino de qualidade, garantindo o acesso e o sucesso dos alunos na escola, contribuindo na formação de um cidadão agente de transformação da sociedade.

PROPÓSITO

Ser uma educação de excelência, comprometida com o desenvolvimento integral do sujeito, visando a sua realização enquanto ser humano.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Educação: Projeto estimula a responsabilidade no trânsito

Desde o mês de agosto as crianças da turma do maternal do Centro de Educação Infantil Municipal Aquarela, no Bairro Passo dos Fortes, estão observando o trânsito de maneira diferente. A partir do projeto “Se liga no trânsito, se liga na vida”, a professora Marilia Quadri está desenvolvendo ações que trabalham a consciência dos alunos e dos pais.

O projeto teve iniciativa em vista ao grande fluxo de veículos na região do Ceim. Através da ludicidade são desenvolvidas atividades pensando na segurança dos alunos e de suas famílias. “Faz-se necessário que as crianças conheçam os meios de transporte, a sua importância e se conscientizem para a educação no trânsito. Muitos acidentes poderiam ser evitados se valorizássemos mais a criança e se conseguíssemos fazer com que, desde pequenos, compreendessem e respeitassem as regras, pois estamos formando futuros motoristas”, disse a professora no desenvolvimento de seu projeto teórico.

Através das linguagens oral, escrita, natureza, sociedade, comunicação, artística e educativa, os alunos tem acesso a diferentes conteúdos e informações. As atividades são desenvolvidas a partir de desenhos, musicalização, confecção de placas, veículos e pistas com materiais reciclados, visualização e diferenciação dos sinais. “Estão sendo trabalhadas fábulas, contos, histórias, profissões, meios de transporte, cores, desenhos, pintura, regras e limites. Tudo isso através do lúdico”, explica Marilia.

Dentre os objetivos do trabalho está oportunizar atividades lúdicas e significativas para que a criança reconheça e diferencie os meios de transporte, as regras necessárias para se transitar, respeitando o outro dentro dos limites de segurança.

As atividades também foram levadas para casa e desenvolvidas com a ajuda dos pais, como elaboração de cartazes, recorte de revistas e comparação entre os veículos de ontem e de hoje. De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Astrit Tozzo, “é possível, através da aprendizagem, possibilitar às crianças as informações necessárias das normas básicas de circulação. Tudo isso contribui, não só para a sua segurança, como para o desenvolvimento de um adulto responsável no trânsito. A escola é um espaço determinante para desenvolver essas ações”, explica. O projeto continua até o final deste mês e a próxima ação será a confecção e distribuição de panfletos informativos em frente ao Ceim.





Créditos: Texto: Camila de Almeida. Fotos: Diego de Bastiani/ Divulgação/ PMC