MISSÃO

Assegurar, através da Escola Forte, um ensino de qualidade, garantindo o acesso e o sucesso dos alunos na escola, contribuindo na formação de um cidadão agente de transformação da sociedade.

PROPÓSITO

Ser uma educação de excelência, comprometida com o desenvolvimento integral do sujeito, visando a sua realização enquanto ser humano.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Projeto Intercâmbio Cultural incentiva à diversidade

A tarde da última sexta-feira (04/10), para os alunos do Centro de Educação Infantil Municipal Pequeno Príncipe, no bairro Presidente Médici, foi atípica. Cerca de 100 crianças das turmas do pré-escolar saíram do espaço escolar para um passeio interativo no Centro de Educação Infantil Municipal Toldo Chimbangue.

Atrações artísticas marcaram a tarde de apresentações que mostrou para as crianças a diferença cultural do povo indígena e do branco. A turma do CEIM Toldo Chimbangue cantou e traduziu canções, dançou e pintou o rosto como manda a tradição. De acordo com o professor de Kaingang Pedro de Oliveira “é muito importante que as crianças não se esqueçam da própria cultura e saibam dos valores pregados pelo seu povo, sabendo diferenciá-los dos não índios”, disse.

A atividade fez parte do Projeto Intercâmbio Cultural, realizado pelo CEIM Pequeno Príncipe, que visa possibilitar às crianças a troca de experiências entre diferentes culturas, incentivando a diversidade, levando-as a conhecer e respeitar outras formas de viver e agir.

O encontro encerrou com brincadeiras e confraternização na hora do lanche. Além disso, o Ceim foi presenteado pelos visitantes, com roupas que serão entregues à comunidade e brinquedos para instituição de ensino.  Para a Secretária Municipal de Educação Astrit Tozzo, “a vivência possibilita um aprendizado incalculável para a criança. Intercâmbios culturais são realizados nas unidades educativas e, mais uma vez, o projeto mostra quão enriquecedor é a troca de experiências. Conviver, reconhecer, aceitar as diferenças fazendo com que consiga estabelecer e criar relações é imprescindível para o desenvolvimento e formação do cidadão de amanhã”, afirma.

De acordo com a gestora do CEIM Pequeno Príncipe, Nivalda Biasotto, mais uma atividade do projeto já está programada para o próximo dia 28, no CEIM SÂ PE TY KÓ SI na Aldeia Condá.

Créditos: Texto: Camila de Almeida. Fotos: Diego de Bastiani/ Divulgação/ PMC
Notícia original