MISSÃO

Assegurar, através da Escola Forte, um ensino de qualidade, garantindo o acesso e o sucesso dos alunos na escola, contribuindo na formação de um cidadão agente de transformação da sociedade.

PROPÓSITO

Ser uma educação de excelência, comprometida com o desenvolvimento integral do sujeito, visando a sua realização enquanto ser humano.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Projeto torna aulas mais interessantes aliando tecnologia a serviço do conteúdo

Em um mundo lotado de informação e tecnologia, a professora Jéssica Coutinho, que leciona a disciplina de inglês, resolveu se aliar às infinidades tecnológicas: criou um projeto que captou a atenção dos alunos, unindo língua estrangeira com alfabetização digital.

O desafio surgiu como forma de motivar os estudantes da 4ª série da Escola Básica Municipal Padre José Anchieta, no Bairro Universitário, mostrando que o conteúdo que aprendem pode ser aplicado fora da sala de aula. “O maior desafio do professor de língua estrangeira é motivar os alunos e mostrar que vão usar o que aprenderam. Queria criar um projeto específico da língua inglesa onde eles pudessem aplicar o conteúdo passado em sala em uma ferramenta tecnológica”, explica Jéssica.

O desafio surgiu como forma de motivar os estudantes da 4ª série da Escola Básica Municipal Padre José Anchieta, no Bairro Universitário, mostrando que o conteúdo que aprendem pode ser aplicado fora da sala de aula. “O maior desafio do professor de língua estrangeira é motivar os alunos e mostrar que vão usar o que aprenderam. Queria criar um projeto específico da língua inglesa onde eles pudessem aplicar o conteúdo passado em sala em uma ferramenta tecnológica”, explica Jéssica.

Baseado na teoria de Vygotsky, onde “as crianças aprendem melhor quando são responsáveis pelo seu trabalho”, o projeto determinou aulas diferenciadas. As atividades foram realizadas durante dois meses e trouxeram para os estudantes a contextualização e exercícios do livro didático, observação da escrita através da pesquisa em inglês na internet, associação dos significados pela leitura visual, além de ensiná-los a lidar com ferramentas eletrônicas, filtrar informações relevantes e exercitar a pronúncia, com a apresentação dos trabalhos. “Considerando a dificuldade em aplicar o conteúdo estudado à prática cotidiana, partimos para a etapa do projeto que envolvia atividades lúdicas e tecnológicas, visando à motivação, o interesse e a percepção de como aqueles conteúdos se aplicavam em contextos reais. Tendo em vista a interdisciplinaridade, trabalhamos desde questões referentes a regras comuns da escrita até questões tecnológicas, já que com essa atividade os alunos aprenderam a fazer pesquisa de imagens, por exemplo”, continua.

Segundo Jéssica, a turma se engajou no trabalho e conforme alguns iam aprendendo, ajudavam os colegas com dificuldades tanto na escrita em inglês, no significado de cada termo, quanto na maneira de fazer a pesquisa correta. “A cada novidade eles aprendiam mais, ficavam mais alegres e animados com o que conseguiam fazer”, conta.

Logo o desafio proposto pela professora e aceito pelos alunos, trouxe para a escola aulas animadas e alunos interessados no conteúdo. “Não temos como fugir das tecnologias, nossos alunos fazem parte, utilizam redes sociais, lêem notícias, acessam jogos ou vídeos. Se a gente souber aliar ela à educação nós vamos perceber que a aula pode ser diferente, pode ser divertida, pode se tornar interessante. A ferramenta acabou sendo boa aliada para que o aluno pudesse memorizar esse conteúdo e aplicar o que aprendeu. Isso vai além de uma prova para testar seus conhecimentos, é uma forma de incentivá-los a aplicar o que aprenderam na sala de aula, fora da escola”, afirma Jéssica.

Agora, com o conteúdo na ponta língua, os alunos participam de mais uma atividade interativa. O jogo on-line “Cat in the hat – weather transformer game”, possibilita, de maneira lúdica, que os estudantes coloquem em prática o que aprenderam. De acordo com a professora o jogo é em inglês, utiliza-se de sons, o que estimula a pronúncia e a memorização dos termos. Para a Secretária Municipal de Educação Astrit Tozzo, “é preciso usar com inteligência a tecnologia a serviço do conteúdo. Quando isso acontece nascem grandes oportunidades de ensino tanto para o aluno quanto para o professor. Essa ampliação dos horizontes da aprendizagem possibilita que o educando desenvolva habilidades consideradas importantes para o mundo atual e ainda capta a atenção do aluno de hoje. Estudantes interessados no conteúdo significa mais aprendizagem na escola”, disse.

Todas as atividades do projeto desenvolvido na EBM Pe. José Anchieta está publicado no blog na escola (www.atividadesanchieta.blogspot.com), com o relato da professora que desenvolveu o trabalho.
Créditos: Texto: Camila de Almeida. Fotos: Diego de Bastiani/ Divulgação/ PMC